Natal nas redes sociais: entre a realidade e a pressão estética do Instagram.

Neste artigo, trago um relato pessoal sobre a experiência de observar os diferentes ensaios natalinos postados no Instagram, que retratam a diversidade de celebrações ao redor do mundo. A sensação de observar essas imagens me fez refletir sobre a pressão estética das redes sociais e a comparação entre as experiências alheias e a minha própria vivência.

No dia 25 de dezembro, ao me deparar com um feed repleto de fotos de ensaios natalinos, pude observar cenas de celebrações de Natal, com pessoas de diferentes origens e culturas. Desde celebridades de Hollywood até famílias brasileiras, reunidas para a comemoração. As fotos retratavam momentos de alegria e felicidade, com famílias vestidas com roupas bonitas, crianças arrumadas e árvores de Natal ao fundo.

Ao observar essas imagens, não pude deixar de compará-las com a minha própria experiência de Natal. Em uma celebração improvisada devido a uma viagem, a ceia foi pedida em um restaurante local e servida em pratos simples. A falta de rigidez na tradição e a ausência de preocupação estética não diminuíram a felicidade da noite.

Essa comparação me fez questionar se estaria “fazendo errado” em relação à minha celebração de Natal. A pressão estética das redes sociais e a busca por uma celebração “instagramável” podem gerar dúvidas e inseguranças. No entanto, rapidamente lembrei que a vida real não se assemelha aos recortes do Instagram, e que a felicidade está presente mesmo nas imperfeições.

Essa reflexão me fez perceber que o Natal é apenas um “catalisador da pressão estética” das redes sociais, e que a vida vai muito além das imagens compartilhadas online. Na minha experiência, tiramos poucas fotos, focando mais no momento, nas pessoas e na comida, o que resultou em uma noite absolutamente feliz, mesmo sem a preocupação estética.

Neste contexto, o artigo encerra com a reflexão de que a pressão fotográfica das festas de final de ano pode ser deixada de lado, e que a verdadeira felicidade está na vivência e nos momentos compartilhados, independentemente da estética das imagens postadas online.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo