Ministério da Saúde destina R$ 100 milhões para pesquisas de terapia celular contra o câncer na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.

O Ministério da Saúde anuncia investimento de R$ 100 milhões para a pesquisa de desenvolvimento da terapia celular CAR-T Cell na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto Butantan. O repasse será feito por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Saúde) e o convênio está em fase de celebração, com previsão de conclusão ainda em 2023. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha, o objetivo do governo é garantir à população mais carente o acesso a tratamentos mais modernos contra o câncer.

O financiamento do estudo clínico é realizado pelo Ministério da Saúde, com apoio estrutural do Instituto Butantan e investimentos de pesquisa da Fapesp e do CNPq. A terapia celular CAR-T Cell consiste em combater o câncer no sangue com as próprias células de defesa do paciente modificadas em laboratório. São utilizados linfócitos T, que são retirados, isolados, ativados e reprogramados no intuito de identificar e eliminar células cancerosas.

O Hemocentro de Ribeirão Preto informou que o Estudo Clínico de fase 1/2 irá incluir 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B, de forma gratuita. O foco do estudo é integrado por pacientes que não responderam ou apresentaram o retorno da doença após o primeiro tratamento convencional, com quimioterapia e transplante de medula óssea.

O CAR-T desenvolvido no Hemocentro é direcionado para atingir um alvo específico, o CD19, presente apenas em certos tipos de câncer. Por isso, essa imunoterapia não possui efetividade em outros tipos de cânceres sólidos. Para participar do estudo clínico, o paciente deve conversar com o médico e solicitar que ele entre em contato pelo e-mail indicado, anexando o relatório de saúde do candidato.

O investimento significativo do Ministério da Saúde na pesquisa e desenvolvimento da terapia celular CAR-T Cell representa um avanço significativo no combate ao câncer, com potencial para melhorar a qualidade de vida de pacientes em todo o país. Com a busca por tratamentos mais modernos e eficazes, a população mais carente terá a oportunidade de acesso a terapias inovadoras e promissoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo