FIFA define os detalhes do novo Mundial de Clubes que terá 32 equipes e será disputado nos Estados Unidos em 2025

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou uma reunião neste domingo, 17 de dezembro, em Jeddah, na Arábia Saudita, para discutir os detalhes do novo Mundial de Clubes da entidade. Segundo as informações divulgadas, o torneio contará com a participação de 32 equipes e será realizado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

O período escolhido para a competição é um ponto de controvérsia, já que coincide com a reta final da temporada europeia e o meio das competições brasileiras e sul-americanas. Entretanto, a Fifa afirmou que a realização do Mundial de Clubes não interferirá no cronograma das ligas nacionais e das demais competições.

O Brasil terá três representantes na edição inaugural do novo Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que conquistaram as Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Além disso, o vencedor da Libertadores de 2024 também estará garantido no torneio.

Além do Mundial de Clubes, a Fifa anunciou a criação de uma competição anual chamada Copa Intercontinental, que reunirá os campeões das sete confederações. O formato do torneio terá semelhanças com o atual Mundial de Clubes, com a diferença de que o vencedor da Liga dos Campeões da Europa irá diretamente para a final, enquanto os demais times, incluindo o ganhador da Libertadores, passarão por confrontos eliminatórios.

Outra decisão importante divulgada pelo Conselho da Fifa foi a definição das sedes dos próximos Mundiais sub-20. A competição masculina de 2025 será realizada no Chile, enquanto a feminina de 2026 terá como sede a Polônia.

A distribuição das vagas para o Mundial de Clubes também foi revelada, com a América do Sul tendo direito a seis vagas. A Europa terá 12 equipes, enquanto as confederações da América do Norte, Central e Caribe, Ásia e África terão quatro vagas cada. A Oceania terá um representante, além do país-sede, que será os Estados Unidos em 2025.

Outras equipes já classificadas para o Mundial de 2025 incluem Chelsea, Real Madrid e Manchester City (Europa), Monterrey, Seattle Sounders e León (Américas Central e do Norte), Al Hilal e Urawa Reds (Ásia), e Al Ahly e Wydad Casablanca (África).

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, comentou as decisões aprovadas pelo Conselho, afirmando que as novas medidas visam tornar o futebol verdadeiramente global. Com as mudanças anunciadas, a expectativa é que o Mundial de Clubes e a Copa Intercontinental ganhem cada vez mais relevância no cenário do futebol internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo