Pesquisa inédita da Uerj e da UFRJ aponta estratégias para reduzir riscos de enchentes no Rio de Janeiro em até 57%

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), avaliou que as estratégias de soluções baseadas na natureza (SbN) projetadas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) podem reduzir significativamente o risco de enchentes no estado do Rio de Janeiro. Segundo o estudo, essas medidas poderiam resultar em um aumento de até 57% na quantidade de água absorvida, o que permitiria a retenção de quase 200 milhões de metros cúbicos de chuva no solo.

A expressão SbN foi inicialmente proposta pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN), como estratégias que poderiam resolver problemas relacionados a enchentes, com base na proteção e recuperação de áreas naturais. O estudo aponta que a regeneração da vegetação no estado do Rio de Janeiro pode ser capaz de reduzir consideravelmente o risco de enchentes frente a um futuro incerto de mudanças climáticas.

As pesquisadoras Aliny Pires, Stella Manes e Mariana Vale, participaram do estudo, avaliando os riscos com base na impermeabilidade à precipitação e o papel da vegetação natural no aumento da permeabilidade à água da chuva no solo, que diminui o escoamento superficial, um dos principais fatores responsáveis pelas enchentes.

De acordo com Aliny, a regeneração natural é uma estratégia barata que consiste em propiciar as condições para que a natureza se recupere a partir de processos ecológicos previstos, como o cercamento de um terreno, a fim de impedir intervenções que comprometam o restabelecimento das espécies em uma área. A estratégia é viável, principalmente, próximo a áreas conservadas, permitindo que sua biodiversidade contribua com a propagação de sementes.

Além disso, as soluções baseadas na natureza propostas pela UICNU têm se destacado na discussão sobre meio ambiente pelo potencial de a conservação da biodiversidade ser uma estratégia no enfrentamento a diversos problemas na sociedade, ao mesmo tempo que integra benefícios sociais, econômicos e ambientais. Segundo a pesquisadora, a estratégia também pode auxiliar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, através da retirada de carbono da atmosfera com o aumento de áreas reflorestadas.

A pesquisa destaca a importância de implementar medidas baseadas na natureza para diminuir os impactos das enchentes e ressalta que a regeneração natural da vegetação pode desempenhar um papel significativo na redução do risco de enchentes, contribuindo para a adaptação às mudanças climáticas no estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo