Anvisa aprova vacina contra o vírus sincicial respiratório para uso em adultos com 60 anos ou mais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro de uma nova vacina destinada à prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). A vacina, chamada de Arexvy e produzida pela empresa GlaxoSmith Kline, tem como alvo principal o vírus responsável pela bronquiolite, uma condição que afeta o sistema respiratório.

A aprovação da vacina foi anunciada na segunda-feira (4) pela Anvisa e é indicada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. A administração é feita por via intramuscular, em dose única. Segundo a agência reguladora, a tecnologia utilizada na vacina é de proteína recombinante, onde uma substância semelhante à encontrada na superfície do vírus é produzida em laboratório e utilizada para estimular a produção de anticorpos, responsáveis pela imunidade contra o VSR.

A Anvisa enfatizou que o pedido de registro da vacina foi classificado como prioritário devido à gravidade da condição que se destina a prevenir, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 204/2017. Além disso, a agência destacou que o VSR causa um grande impacto público, especialmente entre a faixa etária de 60 anos ou mais, que apresenta um alto índice de hospitalização devido a infecções por VSR.

A aprovação desse imunizante representa mais uma ferramenta no combate às infecções respiratórias, especialmente em adultos mais velhos, que frequentemente sofrem as consequências mais graves dessas infecções. A vacinação é uma estratégia fundamental para reduzir o impacto dessas doenças e proteger os indivíduos mais vulneráveis.

Com essa aprovação, a Anvisa reforça seu compromisso com a promoção da saúde pública e a garantia de acesso a medicamentos e vacinas de qualidade. A autorização do Arexvy representa mais um passo importante na luta contra as doenças respiratórias e pode representar um marco na proteção dos idosos contra o vírus sincicial respiratório.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo