Mercado futuro de juros registra estabilidade com comportamento do dólar e acirramento das tensões no Oriente Médio.

O mercado futuro de juros está sendo influenciado pelo comportamento do dólar nesta manhã de sexta-feira, 13. Como resultado, observa-se uma estabilidade ou leve alta em toda a curva. É importante ressaltar que, apesar do acirramento das tensões no Oriente Médio, com o petróleo subindo mais de 4% neste momento, os juros dos Treasuries estão recuando, assim como o dólar em relação às moedas fortes e a boa parte das divisas de países emergentes.

Enquanto isso, os índices futuros da bolsa de Nova York estão ensaiando uma leve reação após uma queda inicial. Um dos fatores que tem sido acompanhado de perto é a política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. Ontem, a inflação ao consumidor ficou acima do esperado, o que impulsionou a alta dos juros dos Treasuries. No entanto, hoje esses juros já estão se ajustando para baixo.

Por outro lado, no mercado de commodities, o petróleo está apresentando um aumento de mais de 4% devido à análise dos investidores sobre a possível entrada do Irã no conflito entre Israel e o Hamas, na faixa de Gaza. Existe a preocupação de que essa eventual entrada do Irã possa reduzir a oferta mundial de petróleo e causar um novo choque de oferta. Além disso, ontem à noite, Israel determinou a retirada de todos os palestinos da região norte de Gaza, o que sugere a possibilidade de um ataque terrestre à região. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre o risco de “consequências humanitárias devastadoras”.

Em relação às taxas de juros, às 10h01, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2025 apresentava uma taxa de 10,88%, enquanto o DI para janeiro de 2027 projetava uma taxa de 10,84%. É importante destacar que essas taxas apresentam variações em relação ao ajuste anterior.

Em suma, o mercado futuro de juros está acompanhando de perto as movimentações do dólar e as tensões no Oriente Médio, enquanto analisa os desdobramentos da política monetária do Federal Reserve. O aumento do petróleo devido ao possível envolvimento do Irã no conflito entre Israel e o Hamas também está sendo monitorado, uma vez que pode afetar a oferta mundial. A situação é preocupante e a ONU alerta para as consequências humanitárias devastadoras que podem surgir desse conflito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo