Ministro da Fazenda estima aprovação dos instrumentos financeiros para o Plano de Transformação Ecológica até o fim do ano.

O ministro da Fazenda, Fernanda Haddad, afirmou que os instrumentos financeiros para o Plano de Transformação Ecológica do governo federal serão aprovados no Congresso Nacional até o final do ano. O plano, que foi apresentado pelo ministro em agosto, tem como objetivo criar um mercado regulado de carbono, emitir títulos soberanos sustentáveis e reformular o fundo do clima para financiar atividades relacionadas à inovação tecnológica e sustentabilidade. Uma das medidas também previstas é a criação de uma taxonomia sustentável nacional, que estabelecerá normas para reconhecer projetos ou ativos sustentáveis e orientar investimentos públicos e privados.

Durante uma visita à Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Haddad informou que o projeto que regula o mercado de crédito de carbono já está no Senado, o projeto Combustível do Futuro já está na Câmara e a emissão dos primeiros títulos soberanos sustentáveis será feita nas próximas semanas. Além disso, o ministro destacou que o Plano de Ação da Taxonomia Sustentável Brasileira, que está em consulta pública desde quinta-feira (21), deverá entrar em funcionamento em 2025 e se tornar obrigatório em 2026.

A visita do ministro à USP teve como objetivo conhecer o desenvolvimento da tecnologia que permitirá abastecer um carro elétrico com hidrogênio obtido a partir do etanol. Essa tecnologia tem o potencial de reduzir significativamente as emissões de carbono na cadeia de abastecimento e funcionamento do veículo, uma vez que produz apenas água como resíduo. Segundo Fernanda Haddad, a USP lidera uma pesquisa de ponta nessa área, em parceria com órgãos públicos e privados.

O projeto é considerado estratégico para o Brasil, visto que o país possui uma rede de postos de abastecimento veicular com etanol disponível. A proposta é instalar equipamentos de hidrogênio em cada posto, evitando assim o transporte do gás por caminhões tanque, que é considerado perigoso e oneroso. O carro movido a hidrogênio conta com uma célula que utiliza a molécula para produzir energia elétrica, gerando apenas água como resíduo. Na USP, já há um veículo da Toyota utilizando essa tecnologia.

Fernanda Haddad ressaltou a importância desse projeto e afirmou que é necessário destinar mais recursos para pesquisa, algo em torno de R$ 500 milhões. Segundo o ministro, esse investimento é pequeno considerando os benefícios que trará para a humanidade. Ele se comprometeu a levar a proposta aos órgãos federais e defender o apoio a esse projeto com entusiasmo.

As medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda têm como objetivo impulsionar a sustentabilidade no país e promover a transição para uma economia mais verde. O Plano de Transformação Ecológica do governo federal busca incentivar o desenvolvimento de tecnologias limpas e a adoção de práticas sustentáveis, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo