Aproveitando o final de semana na praia, famílias buscam estratégias para driblar o trânsito na volta a São Paulo

O temido trânsito de volta do litoral paulista tem sido motivo de preocupação para muitas famílias que aproveitaram o fim de semana ensolarado nas praias do litoral norte e sul de São Paulo. Proprietários de um imóvel na praia do Itararé, em São Vicente, Regiane Isquierdo, 42, e o marido Alexandre Luis Isquierdo, 48, decidiram fugir desse problema e estão planejando voltar à São Bernardo do Campo na madrugada de segunda-feira.

Segundo a concessionária Ecovias, a previsão é que entre 120 mil e 185 mil veículos retornem ao litoral até às 23h59 de domingo. Diante desse cenário, muitas pessoas estão antecipando ou adiando o horário de volta para evitar congestionamentos.

Outro casal que enfrentou o trânsito na sexta-feira foi Solange Mingareli, 43, e Muller Mingarelli, 36, acompanhados de alguns amigos. Eles ficaram quase cinco horas na estrada saindo da capital e chegaram em São Vicente apenas às 21h30. Solange conta que desde que uma amiga disponibilizou um apartamento para eles, as idas para o litoral se tornaram frequentes e viraram um refúgio para o casal.

Na praia do José Menino, em Santos, um grupo chamava atenção. Dez pessoas dispostas a aproveitar o fim de semana ensolarado montaram uma tenda para se abrigarem. Dividiram espaço no único apartamento disponível na região. Apesar das dificuldades e do preço salgado das porções de comida vendidas nas barracas, o motorista Resibério Santos, 32, destacou que vale a pena a experiência.

O movimento nas praias também beneficiou os vendedores ambulantes, que aproveitaram para oferecer uma variedade de produtos aos turistas. Porém, mesmo com o aumento do movimento, um dos vendedores garantiu que não reajustou os preços para o fim de semana.

Além das praias, muitos turistas aproveitam a visita ao litoral para realizar outros programas, como assistir a uma partida de futebol do XV de Piracicaba com a Portuguesa Santista ou visitar diferentes cidades, como Mongaguá e Guarujá. Rafaela Pimpinato, 26, conta que junto com seus amigos tem explorado as diversas opções.

Para algumas pessoas, as idas para o litoral se tornaram tão frequentes que já estão cogitando mudar de residência para aproveitar a qualidade de vida oferecida pela região. José Roberto Sales, 64, visitava o filho no litoral com frequência e agora pensa em se mudar definitivamente para lá.

Na última sexta-feira, foi inaugurado o Parque da Juventude no calçadão que dá acesso à praia do Itararé. O parque conta com uma pista de skate, quadra de basquete e playground para crianças. No entanto, ainda existem reclamações sobre o excesso de lixo e até de fezes de animais soltos na faixa de areia.

Com o intenso movimento nas rodovias, o sistema Anchieta-Imigrantes registrou quase 30 quilômetros de congestionamento no início da tarde deste sábado. A concessionária Ecovias informou que apenas a Imigrantes tinha 21 quilômetros de congestionamento no sentido do litoral. Mais de 155 mil veículos já haviam passado pela rodovia na última hora.

Diante desse cenário, os turistas precisam se planejar para evitar contratempos na volta para casa. A expectativa é que o fluxo nas estradas seja intenso durante todo o fim de semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo