Apple adota conector USB-C para iPhone em conformidade com regulamentação da União Europeia.

A Apple está abandonando o cabo Lightning e adotando o conector USB-C para seus dispositivos iPhone. Essa mudança alinha a empresa com o restante da indústria de tecnologia, que já utiliza o padrão USB-C amplamente. Uma das razões para essa transição é a adoção iminente de um padrão comum de carregamento pela União Europeia.

Mas afinal, o que é o conector USB-C e como ele se diferencia dos outros conectores? O USB-C é a sigla para Universal Serial Bus, ou Porta Serial Universal, e é um conector que substitui as versões anteriores dos cabos USB. Ele possui um formato oval alongado e é simétrico e reversível, ou seja, não há uma forma errada de conectá-lo. Essa característica elimina as queixas comuns em relação aos conectores retangulares USB-A.

Uma das principais vantagens do USB-C é a capacidade de transferir mais energia rapidamente, o que permite um carregamento mais eficiente de notebooks, por exemplo. Além disso, ele possibilita velocidades de transferência de dados mais altas, o que facilita a cópia de grande quantidade de arquivos de um computador para um disco rígido externo. O USB-C também pode enviar sinal de vídeo para monitores e fornecer energia a acessórios conectados.

Outra característica importante é que o conector USB-C é projetado para ser à prova de futuro. Embora seu formato não mude, as versões mais recentes e os dispositivos aos quais se conectam trarão recursos atualizados. No entanto, é preciso estar atento, já que dispositivos mais antigos podem não suportar as especificações mais recentes. Além disso, o USB-C é mais fino que os conectores USB-A, sendo mais adequado aos dispositivos cada vez menores.

A Apple resistiu por muito tempo à adoção do USB-C, defendendo seu conector proprietário Lightining para o iPhone. No entanto, com a aprovação da proposta da União Europeia para um padrão comum de carregamento, a empresa decidiu adotar o USB-C. Durante o anúncio do iPhone mais recente, um executivo da Apple nem sequer mencionou o cabo Lightining ao falar sobre seu substituto. Segundo a vice-presidente de marketing de produto do iPhone, Kaiann Drance, o USB-C se tornou um padrão universalmente aceito e agora pode ser usado em diversos produtos da Apple.

A mudança da Apple também reflete o impacto das regulamentações da União Europeia no mercado global. A UE tem trabalhado por mais de uma década para persuadir a indústria de tecnologia a adotar um padrão comum de carregamento como parte de uma iniciativa para tornar os produtos mais sustentáveis e reduzir o lixo eletrônico. O novo padrão da UE entrará em vigor no segundo trimestre de 2024, abrangendo diversos dispositivos como telefones, tablets, fones de ouvido e câmeras digitais, entre outros. Ele também padroniza a tecnologia de carregamento rápido e dá aos consumidores a opção de adquirir novos dispositivos com ou sem carregador.

Com todas essas mudanças, é evidente que o USB-C veio para ficar e se tornar um padrão comum na indústria de tecnologia. A adoção desse conector pela Apple é um passo importante nessa direção, beneficiando os consumidores com uma maior compatibilidade entre dispositivos e uma experiência de carregamento mais eficiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo