Supermercado Atakarejo pagará R$ 20 milhões de indenização por dano moral coletivo e combate ao racismo

Após um longo período de espera, finalmente foi anunciado nesta segunda-feira, 18, que o supermercado Atakarejo irá pagar uma indenização milionária de R$ 20 milhões por danos morais coletivos referentes ao assassinato de dois jovens negros que foram flagrados furtando carne dentro de uma das unidades da rede em Salvador, há cerca de dois anos e meio. Essa decisão foi resultado de um acordo judicial firmado entre a empresa, a Defensoria Pública da União (DPU) e diversas instituições e entidades negras.

A proposta de indenização por danos morais coletivos foi apresentada pela Defensoria da União e contou com a adesão da Defensoria Pública da Bahia, do Ministério Público do Trabalho na Bahia, do Ministério Público Estadual, da Educafro, do Odara – Instituto da Mulher Negra e do Centro Santo Dias de Direitos Humanos. A ideia por trás dessa indenização é não só reparar o sofrimento causado às vítimas e suas famílias, mas também buscar combater o racismo estrutural que ainda persiste em nossa sociedade.

De acordo com o acordo, o Atakarejo deverá efetuar o pagamento parcelado em 36 vezes, sendo que a primeira parcela será paga em meados de outubro. A quantia será destinada ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) e deverá ser utilizada prioritariamente em iniciativas que estejam relacionadas ao combate ao racismo estrutural.

É importante ressaltar que esse acordo não encerra outros processos existentes contra a empresa, como as ações criminais e as ações indenizatórias movidas pela família das vítimas. Portanto, o Atakarejo ainda terá que lidar com as consequências jurídicas desses casos específicos.

Esse triste incidente serviu como um alerta para a necessidade de se combater o racismo em todas as suas formas, principalmente em situações que envolvem a violência e a perda de vidas. Espera-se que esse acordo, aliado a outras medidas de conscientização e combate ao racismo, possa contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, onde episódios como esse sejam cada vez mais raros.

A conquista dessa indenização representa uma vitória importante para a luta antirracista e para as famílias das vítimas. Porém, é preciso seguir na busca por justiça e pela erradicação do preconceito racial, para que nenhum outro caso como esse ocorra novamente. O Atakarejo, por sua vez, tem o desafio de cumprir com as medidas acordadas e de garantir que episódios de discriminação e violência não se repitam dentro de suas unidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo