Vendas no comércio varejista sobem 0,7% em julho, superando expectativas

As vendas do comércio varejista tiveram um aumento de 0,7% em julho em relação a junho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa variação superou a expectativa da maioria dos especialistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam um avanço de 0,5%. As estimativas variavam entre uma queda de 0,5% e um aumento de 1,2%.

Na comparação com julho de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo registraram uma alta de 2,4%. As projeções para essa comparação variaram entre uma queda de 0,4% e um avanço de 4,2%, com uma mediana positiva de 2,0%.

Considerando o acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas do varejo restrito apresentaram um crescimento de 1,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve um aumento de 1,6%, em comparação ao avanço de 0,9% registrado até junho.

Em relação ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício, as vendas tiveram uma queda de 0,3% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. Essa variação contrariou as expectativas dos analistas, que previam um aumento de 0,3%. As estimativas variavam entre uma queda de 0,8% e um aumento de 3,1%.

Na comparação com julho de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo ampliado tiveram um aumento de 6,6% em julho. As projeções para essa comparação variaram entre um avanço de 0,4% e 12,0%, com uma mediana positiva de 7,4%.

No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista ampliado apresentaram um crescimento de 4,3%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve um avanço de 2,3%, em comparação ao aumento de 1,10% registrado até junho.

Esses dados demonstram uma recuperação do setor varejista, indicando uma melhora na economia do país. Porém, é importante destacar que a pandemia ainda pode ter impactos significativos no desempenho futuro das vendas. A retomada das atividades econômicas e o avanço da vacinação podem contribuir para um maior impulso no setor nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo