Grupo de afegãos refugiados é transferido de Praia Grande para abrigos em Guarulhos, em ação conjunta entre Ministério do Desenvolvimento Social e prefeituras.

Um grupo de refugiados afegãos que estava temporariamente abrigado na Praia Grande, na Baixada Santista, foi transferido para abrigos na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A transferência ocorreu na última segunda-feira (11), quando dois ônibus com 74 pessoas deixaram a Praia Grande em direção a Guarulhos. A ação foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em conjunto com a Casa Civil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio das coordenações de migração dessas pastas.

Para auxiliar no acolhimento dessas pessoas, a prefeitura de Guarulhos recebeu um repasse de R$ 2 milhões do governo federal na última semana. Esse valor foi utilizado para a abertura de mais 80 vagas para migrantes e refugiados na cidade. No entanto, é importante ressaltar que essas vagas são específicas para os afegãos que foram levados para a Praia Grande no início de julho, após um surto de sarna no acampamento provisório.

Guarulhos conta atualmente com 257 vagas disponíveis para acolhimento de migrantes e refugiados, sendo 207 gerenciadas pelo município e outras 50 pelo governo estadual. A nova residência para os afegãos transferidos não funcionará como retaguarda para o aeroporto, como é o caso das outras casas de acolhimento da cidade.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, Fábio Cavalcante, ressalta que o acolhimento dos afegãos não é responsabilidade da prefeitura. A chegada dessas pessoas ao Brasil ocorre devido à liberação de vistos humanitários pelo governo federal, que ainda não definiu uma política permanente para o acolhimento de refugiados.

Além do repasse de verbas, o MDS está trabalhando para inserir os afegãos no Cadastro Único, o que possibilitará que eles tenham acesso às políticas públicas brasileiras, como o Programa Bolsa Família, que oferece transferência de renda. A pasta tem buscado apoiar o estado e os municípios da região de Guarulhos, adotando medidas de acolhimento provisório e atendimento de necessidades imediatas, visando promover a inclusão desses refugiados nas demais ofertas do Sistema Único de Assistência Social e auxiliando no acesso a direitos.

É importante destacar que essa transferência de refugiados afegãos para Guarulhos está inserida em um contexto histórico, iniciado em setembro de 2021, quando o Governo Federal emitiu uma portaria estabelecendo as diretrizes para a concessão de vistos e autorizações de residência para pessoas em situações de acolhida humanitária. Com o aumento do número de afegãos desembarcando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o MDS passou a apoiar tecnicamente as respostas dos governos estadual e municipal, repassando recursos emergenciais para a oferta de ações socioassistenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo