Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que exige divulgação de lista de animais ameaçados de extinção pelos órgãos de proteção ambiental

Na tarde desta terça-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que visa aumentar a proteção e defesa das espécies em extinção. O Projeto de Lei 3887/19, de autoria do deputado licenciado Célio Studart (PSD-CE), determina que os órgãos de proteção ambiental municipais, estaduais e federais disponibilizem publicamente a lista de animais silvestres ameaçados de extinção, tanto em meio eletrônico quanto em suas dependências físicas.

A medida tem como objetivo principal ampliar a informação à população sobre a fauna local e conscientizar sobre a importância da preservação desses animais. De acordo com o texto aprovado, cabe aos estados e municípios a responsabilidade de publicar as informações referentes à fauna local.

O relator do projeto, deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), apresentou parecer favorável à sua constitucionalidade e incluiu uma emenda da Comissão de Meio Ambiente, a qual determina que a divulgação das informações sobre a fauna local seja feita em conformidade com os órgãos oficiais de proteção ambiental.

A proposta, que teve seu trâmite analisado com caráter conclusivo, ou seja, poderia seguir diretamente para o Senado, à menos que houvesse um recurso para que fosse votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Essa iniciativa é de extrema importância para a preservação da biodiversidade e o combate à extinção de espécies. Ao disponibilizar publicamente a lista de animais ameaçados, a população poderá ter acesso à informação e contribuir em ações de proteção ambiental.

Para acompanhar a tramitação de projetos de lei como esse, é possível acessar mais informações no site da Câmara dos Deputados, que disponibiliza um link com detalhes sobre o processo de votação e todas as etapas necessárias para que um projeto de lei se torne lei.

A aprovação desse projeto promove um importante avanço na legislação ambiental brasileira e demonstra um compromisso cada vez maior do Legislativo em proteger a fauna e a flora do país. Com isso, espera-se que os estados e municípios possam fornecer informações mais precisas à população, estimulando ações de conservação e conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Sair da versão mobile