Frio e geada marcam início da semana no Sul.

A região Sul do país enfrentou uma semana gelada, com o registro de geada especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, há um alerta de geada também para a madrugada desta terça-feira.

Nas capitais, a previsão indica que esta segunda-feira foi o dia mais frio da semana. Porto Alegre registrou uma mínima de 2ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Curitiba e Florianópolis, as mínimas foram de 7ºC e 10ºC, respectivamente.

No Rio Grande do Sul, diversas regiões tiveram temperaturas abaixo de zero durante a madrugada de segunda-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, o frio foi mais intenso nas cidades de maior altitude no estado, no Norte e Nordeste gaúcho. Em São José dos Ausentes, uma estação automática particular registrou uma temperatura de 6,5ºC abaixo de zero.

Apesar do frio intenso, a partir desta terça-feira as temperaturas devem subir um pouco em toda a região Sul. No entanto, não são esperadas alterações significativas até o dia 1º de setembro, sexta-feira. Porto Alegre, por exemplo, deve ter uma máxima de 26ºC na sexta-feira.

Durante toda a semana, a previsão é de sol entre nuvens em praticamente toda a região Sul, sem previsão de chuva forte.

Essas baixas temperaturas são características do inverno na região Sul, mas é importante destacar que fenômenos climáticos extremos como esse são cada vez mais frequentes e intensos, o que evidencia o aquecimento global e as mudanças climáticas. A atenção da população deve ser redobrada para se prevenir dos impactos causados por períodos de frio intenso. É importante se agasalhar adequadamente, evitar expor-se em ambientes externos por longos períodos de tempo e garantir o acesso a alimentos e água potável, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo