Transações via DOC têm data final marcada para 15 de janeiro, de acordo com Febraban.

Transações via DOC e TEC têm data marcada para terminar

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC) estão com os dias contados. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações via DOC e TEC terão seu encerramento no dia 15 de janeiro.

A decisão da Febraban se dá pelo baixo interesse dos brasileiros em utilizar esses serviços, somado ao grande sucesso do PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Lançado oficialmente em novembro de 2020, o PIX caiu no gosto do brasileiro e tem batido recordes de uso. De acordo com a Febraban, foram realizadas 66 bilhões de transações bancárias via PIX entre 16 de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2023.

A decisão de encerrar as transações via DOC e TEC vem ao encontro do novo cenário do sistema bancário, que busca oferecer soluções mais modernas e eficientes aos clientes, como é o caso do próprio PIX.

O PIX possibilita a realização de transferências e pagamentos de forma instantânea, tornando o processo mais fácil, rápido e prático para os usuários. Além disso, o novo sistema também se destaca pela gratuidade das transações para pessoas físicas, o que contribui para aumento de sua popularidade.

Apesar da desativação do DOC e TEC, os clientes não precisam se preocupar, uma vez que o PIX simplesmente atende às demandas e necessidades de transferências e pagamentos que anteriormente eram atendidas por esses antigos métodos.

Houve porém uma redução no prazo para repassar o dinheiro, que diminuiu de um dia para alguns segundos, uma vantagem importante do novo meio em relação aos antigos. Todavia, é importante ficar atento às mudanças e todos devem estar atentos ao prazo final estipulado pela Febraban.

Esse momento se mostra como uma revolução no sistema bancário brasileiro, que caminha na direção de ferramentas mais modernas e ágeis para atender aos clientes. A tendência é que o PIX continue a ganhar cada vez mais espaço e se torne, em breve, o principal método de transferências e pagamentos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo