Rússia e Nasa firmam acordo para prorrogar voos conjuntos para Estação Espacial Internacional até 2025.

A Rússia e a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciaram um acordo para estender os voos conjuntos para a Estação Espacial Internacional (ISS) até 2025. A decisão foi divulgada pela agência espacial russa Roscosmos nesta quinta-feira, com o objetivo de garantir a presença de pelo menos um representante de cada país na estação.

O acordo foi firmado para manter a confiabilidade do funcionamento geral da ISS. Em comunicado, a Roscosmos afirma que alcançou um acordo com a Nasa em 2023 para prorrogar os voos cruzados até 2025. Isso significa que os astronautas russos e americanos continuarão a trabalhar juntos na estação espacial nos próximos anos.

A decisão vem após o anúncio de Moscou, em julho do ano passado, de que tinha planos de abandonar a ISS a partir de 2024. No entanto, apesar do papel fundamental da Rússia no funcionamento da estação espacial, o acordo firmado agora estende a permanência conjunta na ISS por mais um ano.

A parceria entre Rússia e Estados Unidos na ISS é importante não apenas para a pesquisa científica, mas também para a diplomacia espacial. Desde que a ISS começou a ser habitada em 2000, astronautas de várias nacionalidades têm trabalhado juntos no laboratório orbital, colaborando em experiências e missões espaciais.

A prorrogação dos voos conjuntos para a ISS até 2025 é considerada uma notícia positiva para a comunidade científica e espacial, que continuará a se beneficiar das pesquisas realizadas na estação. Além disso, a parceria entre Rússia e Estados Unidos na exploração espacial também demonstra um aspecto de cooperação internacional e diplomacia fora do planeta.

Com isso, a continuidade da presença conjunta na ISS reforça a importância da colaboração entre as principais potências espaciais, garantindo avanços significativos na exploração e pesquisa espacial nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo