Lula nomeia Carol Proner para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

O presidente Lula anunciou neste sábado, em uma edição extra do Diário Oficial da União, a nomeação da jurista Caroline Proner, de 49 anos, para integrar a Comissão de Ética Pública. Essa posição, que não é remunerada, terá a duração de três anos, e é considerada como prestação de relevante serviço público. Proner, também conhecida como Carol, é casada com o cantor e compositor Chico Buarque.

A Comissão de Ética Pública, ligada diretamente à Presidência da República, tem entre suas principais atribuições investigar denúncias envolvendo membros do governo, bem como aplicar penas que variam desde advertências e censuras até exonerações ou investigações de transgressões disciplinares pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Proner expressou sua alegria e honra em receber o convite do presidente Lula para participar da comissão, em sua página no Instagram. Além disso, a jurista mencionou que a indicação para a comissão requer requisitos como idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, conforme avaliação do presidente da República.

A fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e integrante do grupo Prerrogativas, Caroline Proner também é professora de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e atualmente atua como assessora internacional do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Nascida em Curitiba, a jurista é doutora em direito pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, Proner assume papéis de destaque como diretora-executiva do Instituto Joaquín Herrera Flores, coordenadora-executiva da Escola de Estudos Latino-Americanos e Globais (ELAG) e do Consejo Latinoamericano de Justicia y Democracia (CLAJUD) no Brasil. Em 2019, ela recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Próxima de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, Carol Proner foi cogitada para o Supremo Tribunal Federal como substituta da ex-ministra Rosa Weber, mas o presidente optou pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. A indicação de Proner para a Comissão de Ética Pública acrescenta mais uma figura de destaque ao colegiado, evidenciando seu comprometimento com os mais altos padrões de conduta ética na administração pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo