“Invenções do Brasil”: Série revela 3.200 patentes históricas digitalizadas pelo Inpi, com curiosidades e temores do início do século 20

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) apresentou uma série de 3.200 patentes históricas digitalizadas, que revelam invenções curiosas que datam do final do século 19 ao início do século 20. Essas inovações refletem os temores, anseios e necessidades da sociedade da época. Algumas das patentes reveladas incluem um cofre flutuante iluminado para casos de acidente náutico, um assento de vaso sanitário esterilizante, um hidro-patins para caminhar sobre a água, um projetor de propaganda ao estilo Batman, entre outros.

As invenções também incluem objetos mais comuns, como máquinas de lavar roupas e louças, cadeiras de dentista, pinceis para fazer barba e saboneteiras líquidas de parede. A chefe da Divisão de Documentação Patentária do Inpi, Flávia Romano Villa Verde, destacou que o registro dessas invenções revela as necessidades cotidianas da sociedade da época.

Ao analisar as patentes encontradas, também é possível observar que muitas inovações refletiam os temores do período, como o cofre flutuante com farol que acendia automaticamente em caso de emergência, patente concedida após a tragédia do Titanic. Além disso, outros inventos, como a máquina de votar e o aparelho para extrair a raiz de dentes, mostram a preocupação com questões práticas e sanitárias.

A variedade de invenções surpreendeu até mesmo um advogado especializado em patentes, Ricardo Nunes, que destacou como a inovação pode ser surpreendente, mesmo que alguns inventos pareçam estranhos. Ele chamou a atenção para um método de fazer anúncios e reclames impressos por meio de bilhetes de papel dobrado, que, segundo o advogado, seria o precursor do spam moderno.

O presidente do Inpi, Julio César Castelo Branco Reis Moreira, ressaltou a importância das invenções curiosas no cotidiano e como elas impactam desde objetos simples até avanços tecnológicos e econômicos. Ele citou como exemplo a saboneteira líquida de parede, uma invenção banal mas protegida por direitos de propriedade intelectual. Moreira destacou que a utilização dessa inovação contribui para que os inventores recebam os devidos royalties.

Os quase 3.200 inventos encontrados refletem um período de mudanças significativas no Brasil, como o início da industrialização, liderança mundial na produção de café e incentivos à ciência. Essas inovações, registradas entre 1895 e 1929, revelam os anseios e necessidades da sociedade da época e refletem a potência comercial que o Brasil representava nesse período de transição para o capitalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo