Influenciadores participam de treinamento para promover influência responsável e combater polarização política e desinformação nas redes sociais.

Influenciadores Digitais são Treinados em SP para Difundir ‘Influência Responsável’ Contra Polarização Política e Desinformação

No final do mês de novembro, um grupo de influenciadores digitais se reuniu em São Paulo para participar de um treinamento promovido pelo Redes Cordiais, um projeto que busca disseminar a ideia de “influência responsável” na internet. O objetivo do projeto é enfrentar questões como polarização política, discurso de ódio e desinformação por meio do engajamento de personalidades influentes nas redes sociais.

Durante o treinamento, os influenciadores participaram de uma atividade sobre segurança pública, ministrada por especialistas do Instituto Sou da Paz. Segundo um dos mediadores, a intenção é aproveitar o potencial de comunicação desses influenciadores, comparando-os aos “novos Faustões e novas Fátimas Bernardes”, para disseminar informações importantes para a sociedade.

Criado em 2018, o Redes Cordiais faz parte de um conjunto de organizações que buscam estimular uma atuação mais responsável de artistas, personalidades e criadores de conteúdo nas redes sociais. Além disso, plataformas como Despolarize e Politize! também têm ganhado espaço com iniciativas para combater fake news e estimular um debate saudável e democrático em meio à polarização política vivida no Brasil.

O projeto já contou com a participação de diversas personalidades, como a atriz Paolla Oliveira, o cantor Rogério Flausino e o humorista Fabio Porchat. Segundo Clara Becker, cofundadora do projeto, a intenção é engajar os influenciadores na tarefa de educar o público sobre o consumo responsável de informação e o compartilhamento de conhecimentos.

Durante as discussões, os influenciadores presentes expressaram preocupações em relação à dificuldade de estabelecer diálogos equilibrados e a resistência de algumas pessoas a debater questões polêmicas. Além disso, houve uma reflexão sobre a importância de evitar a exposição de uma pretensa superioridade moral e a necessidade de praticar a empatia e reconhecer as próprias limitações.

Uma das personalidades mais conhecidas do Brasil, Felipe Neto, fundador do Instituto Vero, também tem buscado inserir-se no debate sobre desinformação e polarização política. O Instituto também utiliza influenciadores para tentar influenciar a opinião pública, visto que, segundo Victor Vicente, diretor de comunicação do Vero, essas personalidades têm o papel de moldar o fluxo da informação e ditar tendências.

No entanto, o trabalho do Redes Cordiais não é isento de desafios. A fundadora do projeto, Clara Becker, ressaltou que nem sempre é fácil fazer com que as mensagens do projeto sejam assimiladas por todos os públicos, e que o objetivo é plantar sementes e promover a diversidade de opiniões. Segundo ela, o Redes Cordiais já impactou mais de 238 milhões de contas, mas enfrenta resistência de alguns influenciadores, que não aderem permanentemente à proposta de influência responsável.

O projeto é financiado por doações de diversos organismos, incluindo o brasileiro Instituto Betty & Jacob Lafer e o americano Fundo Nacional para a Democracia, e já recebeu recursos de gigantes da tecnologia, como Google e Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. A organização se define como apartidária, mas não neutra, defendendo a democracia e evitando posicionamentos ideológicos para atrair pessoas de todos os lados.

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, o Redes Cordiais planeja repetir a iniciativa de levar influenciadores para se aproximarem das instituições políticas, como o Supremo Tribunal Federal, a fim de explicar o papel da corte e de seus ministros.

Em resumo, o treinamento promovido pelo Redes Cordiais em São Paulo reuniu influenciadores para discutir a importância de uma influência responsável nas redes sociais, visando enfrentar questões como polarização política, discurso de ódio e desinformação. O projeto tem sido uma importante iniciativa para engajar personalidades influentes na defesa da democracia e na promoção de debates saudáveis e democráticos no cenário político atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo