Exército dos EUA envia navio de ajuda humanitária para Faixa de Gaza em resposta à crise de fome e desnutrição.

No início deste domingo (9), o Exército dos EUA enviou um navio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em uma ação que reforça o compromisso do presidente Joe Biden em auxiliar o enclave sitiado. A embarcação General Frank S. Besson partiu da Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, menos de 36 horas após o anúncio de Biden sobre a prestação de assistência humanitária por mar.

O navio de apoio logístico está transportando os primeiros equipamentos necessários para estabelecer um cais temporário que será utilizado para entregar suprimentos humanitários vitais à população de Gaza. A medida vem em resposta aos alertas da ONU sobre a fome generalizada entre os 2,3 milhões de palestinos que habitam a região, agravada pela ofensiva lançada por Israel em resposta a um ataque do Hamas.

Com a falta de infraestrutura portuária em Gaza, os EUA planejam inicialmente utilizar Chipre como ponto de triagem de cargas, com a cooperação das autoridades israelenses. Essa estratégia visa facilitar a entrega de ajuda humanitária, evitando a necessidade de verificações de segurança em Gaza.

A situação em Gaza é de extrema precariedade, com a maioria da população local deslocada internamente e sérios gargalos na entrega de ajuda humanitária nos postos de controle de fronteira terrestre. Desde 2007, a região está sob bloqueio naval israelense, limitando as chegadas diretas por mar e agravando a crise humanitária que assola o território.

A iniciativa dos EUA de enviar ajuda humanitária por via marítima demonstra um esforço global para amenizar a situação de emergência em Gaza e garantir o acesso da população a suprimentos essenciais. A comunidade internacional aguarda com expectativa os resultados dessas ações que visam aliviar o sofrimento dos habitantes da Faixa de Gaza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo