Brasil garante apoio financeiro à Agência da ONU para Refugiados Palestinos após acusações de Israel contra funcionários.

O governo brasileiro decidiu manter o financiamento à Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) em meio a polêmicas envolvendo acusações de Israel. A confirmação veio durante a visita do chanceler Mauro Vieira à Cisjordânia, ocorrida no último domingo.

Israel apontou doze funcionários, em um total de mais de 10 mil membros da entidade, como envolvidos nos ataques do Hamas ocorridos em 7 de outubro de 2023. Como consequência, 16 dos principais financiadores optaram por suspender ou congelar seus repasses para a UNRWA, o que colocou a operação humanitária em uma situação crítica.

Para lidar com a situação, a ONU demitiu os funcionários acusados e abriu um inquérito para investigar o ocorrido. Essas medidas foram suficientes para garantir o retorno dos financiamentos por parte dos governos europeus e do Canadá. No entanto, os Estados Unidos, maior doador da agência, seguem bloqueando o financiamento.

A decisão do Brasil de manter o apoio financeiro à UNRWA demonstra o comprometimento do país com a assistência humanitária aos refugiados palestinos. Mesmo diante das acusações e das polêmicas envolvendo a agência, o governo brasileiro reafirma sua posição de solidariedade e auxílio às populações em situação de vulnerabilidade.

A continuidade do financiamento por parte do Brasil contribui para garantir a continuidade das operações da UNRWA e a assistência às comunidades palestinas que dependem dos serviços oferecidos pela agência. A manutenção desse apoio reforça o papel do país na promoção da paz e da estabilidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo