Deputada Socorro Neri é eleita presidente da Comissão sobre Mudanças Climáticas em meio a alertas sobre a crise do clima

Na noite desta quarta-feira, 8 de maio de 2024, a deputada Socorro Neri, do Partido Progressistas do Acre, foi eleita por aclamação para presidir a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. A parlamentar assumiu a liderança do colegiado em uma reunião que também definiu os senadores Humberto Costa, do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, e Alessandro Vieira, do Movimento Democrático Brasileiro de Sergipe, como vice-presidente e relator, respectivamente.

Criada em 2008, a Comissão tem como principal objetivo acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações relacionadas às mudanças climáticas no Brasil, abordando temas como a mitigação das alterações do clima, a sustentabilidade da matriz energética, a emissão de gases do efeito estufa e as políticas de desenvolvimento sustentável.

Composta por 12 senadores e 12 deputados, além de suplentes, a Comissão terá neste ano a presidência exercida por um representante da Câmara, seguindo a regra de alternância. No ano anterior, Humberto Costa e Socorro Neri ocuparam os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, enquanto a relatoria ficou a cargo do deputado Sidney Leite, do Partido Social Democrático do Amazonas.

Durante a reunião, os parlamentares discutiram a grave crise climática, destacando eventos extremos como a enchente no Rio Grande do Sul e a necessidade de intensificar o trabalho da Comissão. Humberto Costa expressou sua expectativa de poder dar continuidade aos trabalhos, lembrando que no ano anterior o colegiado funcionou apenas por quatro meses e ressaltou a importância de incluir medidas de enfrentamento da crise climática no Nordeste brasileiro.

“Além da seca, um fenômeno recorrente, temos agora uma área gigante de desertificação”, alertou o senador. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas assume, assim, um papel crucial na busca por soluções e políticas eficazes diante dos desafios ambientais que o país enfrenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo