Programa Nova Indústria Brasil busca fortalecer cadeias produtivas na Região Norte, alertam debatedores em audiência pública na CDR.

O programa Nova Indústria Brasil (NIB) está sendo visto como um impulsionador das cadeias produtivas da Região Norte, de acordo com debatedores que participaram de uma audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) na última terça-feira (16).

Lançado em janeiro pelo Poder Executivo, o NIB tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento industrial do Brasil até 2033. O plano prevê a liberação de R$ 300 bilhões para financiar a política industrial até 2026, com enfoque em sustentabilidade e inovação.

A audiência pública foi proposta pelos senadores Beto Faro (PT-PA) e Marcelo Castro (MDB-PI), que reconhecem a importância de garantir a descentralização do desenvolvimento industrial. Para Faro, coordenador dos debates do evento, o NIB deve incluir diretrizes claras para a industrialização de todos os estados brasileiros, em especial da Região Amazônica, visando melhorar as condições de vida dos milhões de habitantes dessa área.

A secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves, destacou as três principais missões da NIB que podem contribuir para o desenvolvimento da Amazônia. São elas: cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais, complexo econômico e industrial da saúde e bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energética.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Felipe Machado, alertou para os impactos da desindustrialização, considerando a situação brasileira como uma das mais graves desde a década de 1970. Ele ressaltou a importância da Nova Indústria Brasil para reverter esse cenário e promover o desenvolvimento regional.

A gerente de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Samantha Ferreira e Cunha, também expressou preocupação com a desindustrialização precoce e acelerada do Brasil, destacando a importância da indústria para o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades regionais.

Além disso, representantes do governo enfatizaram a importância de promover a industrialização na região Norte, especialmente por meio de investimentos em bioeconomia, utilização sustentável dos recursos naturais e estímulo à inovação. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também está contribuindo com esse processo por meio do Plano Mais Produção, que foca em apoiar as indústrias locais.

Em resumo, a expectativa em torno do programa NIB é grande, com a esperança de que ele seja capaz de impulsionar o desenvolvimento industrial de todo o país, especialmente nas regiões menos desenvolvidas como a Amazônia. A industrialização é vista como um meio fundamental para promover o crescimento econômico e reduzir as desigualdades regionais, garantindo uma melhor qualidade de vida para toda a população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo