Projeto de Lei que exige sala específica para crianças vítimas de violência nos IMLs é aprovado pela Comissão de Segurança Pública

Na última terça-feira, dia 10 de abril de 2024, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 6179/23, que visa garantir a criação de salas específicas nos Institutos Médico Legais (IMLs) para atender crianças e adolescentes vítimas de violência. O relator da proposta, o deputado Dr. Allan Garcês (PP-MA), destacou a importância da medida para garantir a privacidade e a proteção desses jovens.

Segundo Garcês, é fundamental melhorar o ambiente de atendimento pericial para garantir a segurança e respeito às vítimas mais vulneráveis. As salas destinadas aos exames de corpo de delito deverão preservar a intimidade, dignidade, imagem e segurança dos menores envolvidos, evitando que tenham contato com criminosos durante o processo de investigação.

O autor do projeto, deputado Marx Beltrão (PP-AL), enfatizou a importância de evitar que as crianças e adolescentes revivam o trauma da violência ao terem contato com as mesmas pessoas que lhes causaram dano. A proposta prevê que os órgãos responsáveis pelos IMLs terão um prazo de até 60 dias para realizar as adaptações necessárias após a entrada em vigor da lei.

O próximo passo para o PL 6179/23 é a análise pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, bem como a de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após passar por essas instâncias, o projeto poderá ser incluído na pauta de votações do Plenário.

A iniciativa tem como objetivo garantir o respeito e a proteção aos direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência, reforçando a importância de políticas públicas eficazes para garantir a segurança e bem-estar desses jovens. A sociedade civil e especialistas na área têm demonstrado apoio à proposta, que se mostra como um avanço no combate à violência infantojuvenil no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo