O curioso caso do prédio que se tornou um arranha-céu no coração de São Paulo: a transformação do Edifício INDUSEG

Em meio às ruas do famoso triângulo histórico do centro de São Paulo, onde predominam prédios antigos, destaca-se um edifício que passou por uma transformação inusitada ao longo dos anos. O Moinho Santista, uma das grandes empresas brasileiras do início do século 20, mudou sua sede para a capital paulista em 1908 e se instalou em um prédio de apenas dois andares na rua da Quitanda.

No entanto, o crescimento da empresa exigiu uma estrutura mais adequada, levando à construção do chamado “Escritório Central do Moinho Santista” no Largo do Café nos anos 1910. Este edifício luxuoso em estilo neoclássico, com duas andares, refletia a importância da empresa na época, servindo de sede para administração e setor financeiro.

Com o desenvolvimento da empresa e a associação com a multinacional Bunge, a sede original se tornou pequena. Em vez de demolir o prédio, a solução foi ampliá-lo. Nas décadas de 1940, o Moinho Santista transformou o edifício de dois andares em um arranha-céu de 14 andares, mantendo a fachada neoclássica original.

A mudança de propriedade ocorreu nos anos 1980, quando o Banco do Comércio e Indústria de São Paulo adquiriu o prédio e o rebatizou como Edifício INDUSEG, nome que perdura até hoje. Mesmo com a liquidação das operações do COMIND pelo Banco Central em 1985, o prédio permanece preservado, sendo tombado como patrimônio histórico paulistano em 1992.

Uma curiosidade envolve os painéis artísticos encomendados ao escultor Victor Brecheret para o hall principal do prédio. Após uma reforma, parte das obras desapareceu, gerando mistério sobre seu paradeiro. A Fundação Escultor Victor Brecheret possui uma réplica em miniatura desses painéis, sendo a única imagem remanescente.

O Edifício INDUSEG, antigo Escritório Central do Moinho Santista, mantém sua imponência e importância histórica no coração de São Paulo, preservando a memória de uma era de grandeza empresarial e arquitetônica na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo