Enel é multada em mais de R$ 12 milhões pelo Procon de São Paulo por falhas no fornecimento de energia

O Procon de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (4) mais uma multa aplicada à Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região central da capital paulista. O órgão de defesa do consumidor tomou essa medida devido às falhas no serviço, cobranças indevidas e à falta de resposta a uma notificação anterior.

A multa aplicada totaliza o valor de R$ 12.914.591,84 e é resultado das várias infrações cometidas pela Enel. Uma das principais questões levantadas pelo Procon-SP foi a falta de fornecimento de energia para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada em Vila Buarque, no dia 18 de março. Segundo a fiscalização, tanto a rede normal quanto os geradores demoraram a ser acionados.

Além disso, foram registradas interrupções na região da rua 25 de Março, Higienópolis e Santa Cecília, cobranças indevidas, problemas no atendimento ao cliente e falta de respostas às notificações. A Enel, ao ser questionada pela imprensa, informou que foi notificada e responderá dentro do prazo estabelecido.

Essa multa se soma a outras sanções já aplicadas à Enel, totalizando mais de R$ 700 milhões em multas e compensações por falhas nos serviços desde 2018. Em média, a empresa recebe cerca de R$ 100 milhões em punições por ano.

Em novembro do ano passado, uma tempestade deixou 11 mil imóveis sem energia por seis dias consecutivos, afetando 2,1 milhões de clientes da Enel em 24 cidades da região metropolitana. Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram a abertura de uma CPI para investigar a atuação da Enel na cidade, mesmo com a concessão dos serviços de distribuição de energia sendo de responsabilidade federal, regulada pela Aneel.

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