Petrobras lança Programa Jovem Aprendiz com mais de mil vagas em 13 estados, oferecendo formação técnico-profissional em diversas áreas.

A Petrobras anunciou o lançamento da maior edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, com um número recorde de vagas disponíveis para jovens de 13 estados e no Distrito Federal. Serão mais de mil vagas abertas, representando um aumento de mais de 50% em relação à última edição do programa. As inscrições para as vagas estarão abertas de 5 a 12 de abril, e podem ser feitas através do link disponível no site da Petrobras.

Uma novidade dessa edição é a oferta de duas modalidades de aprendizado: a aprendizagem profissional básica, com duração de 15 meses, e também a opção de curso técnico, com duração de 20 meses. Ambas as modalidades serão realizadas pelo Senai, com aulas teóricas e práticas, incluindo vivências de aprendizado nas unidades da Petrobras. Ao final do programa, os jovens podem obter um diploma de formação técnico-profissional, podendo concorrer a vagas de nível técnico no mercado de trabalho.

O programa reserva cotas para diferentes grupos, como 10% para pessoas com deficiência, 15% para adolescentes egressos do trabalho infantil, 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional, e também uma cota experimental para aprendizes cumprindo medidas socioeducativas.

As vagas serão distribuídas em diversas cidades do país, abrangendo regiões como Manaus, Salvador, Fortaleza, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras. Os jovens poderão se inscrever em cursos como assistente administrativo, eletricista industrial, técnico em automação industrial, soldador, entre outros. Pela primeira vez, o programa inclui um curso técnico em sistemas de energias renováveis, alinhado com as demandas atuais da transição energética.

Os jovens aprendizes contratados pela Petrobras terão benefícios como salário mínimo, vale-transporte, décimo terceiro salário, férias, recolhimento do FGTS e possibilidade de adesão ao benefício de saúde Gympass. Para participar do programa, os candidatos devem ter entre 14 e 22 anos, conforme a modalidade de aprendizado escolhida.

Para mais informações sobre o programa, os interessados podem consultar o edital completo, as vagas disponíveis e as cidades atendidas no site oficial da Petrobras. A iniciativa visa proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens em todo o país, preparando-os para o mercado de trabalho e para as novas demandas da indústria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo