Deputado Chiquinho Brazão é preso por envolvimento no assassinato de Marielle Franco: STF confirma decisão em votação aberta.

Nesta segunda-feira (25), a Câmara dos Deputados foi surpreendida com a notícia da prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), após um ofício do Supremo Tribunal Federal (STF) comunicar a decisão. O parlamentar foi detido no domingo por ordem do ministro Alexandre Moraes, e posteriormente a decisão foi confirmada pelo Plenário do tribunal.

Chiquinho Brazão é acusado de envolvimento como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018 no Rio de Janeiro. Vale destacar que na época do crime, o deputado era vereador na cidade carioca.

Conforme previsão da Constituição, um deputado só pode ser preso em flagrante de crime inafiançável, sendo necessária a confirmação da prisão por maioria absoluta dos deputados em votação aberta. Com isso, a situação de Chiquinho Brazão coloca em evidência a necessidade do cumprimento dos procedimentos legais e da atuação responsável das instituições.

A repercussão da prisão do deputado promete gerar debates acalorados nos próximos dias, principalmente diante da gravidade das acusações que pesam sobre ele. Além disso, o caso envolvendo Chiquinho Brazão e o assassinato de Marielle Franco evidencia a importância da investigação e da justiça para a elucidação de crimes dessa natureza.

Diante de tantas reviravoltas no cenário político, a sociedade aguarda atenta por desdobramentos e detalhes que possam esclarecer os fatos e garantir a punição dos responsáveis pelos crimes cometidos. A equipe jornalística do ND continuará acompanhando de perto os desdobramentos desse caso e trazendo informações atualizadas para os leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo