Frente fria provoca alerta de tempestades no Sudeste, com previsão de chuvas intensas e ventos com grande perigo.

Um sistema climático de grande intensidade atingiu o Sudeste do Brasil, trazendo consigo uma frente fria que se deslocou pela região. De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), áreas no estado do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, litoral norte de São Paulo e parte do Vale do Paraíba estão sob alerta vermelho de grande perigo devido à previsão de fortes tempestades.

O aviso emitido pelo Inmet aponta para a possibilidade de chuvas intensas superiores a 60 mm/h ou maiores que 100 mm/dia, acompanhadas de ventos superiores a 100 km/h. O instituto alerta para o risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

O meteorologista Olivio Bahia, do Inmet, explicou que a permanência de um canal de umidade na região sudeste contribui para a instabilidade climática, resultando em elevados índices de chuva. A expectativa é de temporais em áreas com temperaturas elevadas, com destaque para a região sudeste, especialmente na faixa leste, zona da mata mineira e região metropolitana de Belo Horizonte. O estado do Rio de Janeiro também está sob alerta, com possibilidade de acumulados superiores a 150 mm em algumas áreas.

Além disso, o litoral norte de São Paulo e parte do Vale do Paraíba devem registrar acumulados de chuva de até 250 mm. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo prevê chuvas intensas para a Baixada Santista, com acúmulo de 180 mm, e nas regiões da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Itapeva, acumulados de 80 mm.

As chuvas já causaram estragos no litoral sul paulista, com a Defesa Civil registrando quedas de árvores, alagamentos e interrupção do fornecimento de energia elétrica. O município de Ilhabela foi o mais afetado, com 115 mm de precipitação em 24 horas.

Na região metropolitana de São Paulo, o céu permaneceu encoberto com chuva leve e garoa em alguns pontos, com temperaturas variando entre 17°C e 20°C. O CGE aponta que março acumulou 102,3 mm de precipitação, representando 57,3% do esperado para o mês. A previsão para os próximos dias é de clima ameno e nebuloso, com possibilidade de chuva leve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo