Presidente Arthur Lira discute proposta de descarbonização de veículos em evento da Esfera Brasil com deputados sensíveis ao tema.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participou de um evento da Esfera Brasil no qual abordou a proposta de criação do programa Mover, com o intuito de descarbonizar veículos. Lira destacou a importância de tratar o tema com serenidade e tranquilidade, visando estabelecer parâmetros adequados ao texto que será discutido pelos deputados.

O governo encaminhou uma Medida Provisória sobre o assunto, porém decidiu deixar o texto caducar e enviar um projeto de lei com urgência constitucional, prevendo incentivos fiscais para empresas do setor automotivo que investirem em sustentabilidade. A ideia é impor novas obrigações à indústria automotiva visando diminuir seu impacto ambiental, e Lira ressaltou que os deputados estão sensíveis à questão.

Durante o evento, o presidente da Câmara abordou a necessidade de resolver entraves relacionados às importações e encontrar um equilíbrio entre a indústria nacional e estrangeira. Ele destacou a preocupação do Congresso com a chamada pauta verde, exemplificando com o projeto aprovado recentemente que incentiva a produção de combustíveis sustentáveis.

Além disso, Arthur Lira mencionou a votação prevista para o Projeto de Aceleração da Transição Energética (Paten), que visa fomentar iniciativas de desenvolvimento sustentável com recursos de empresas perante a União. O projeto em questão permitirá às empresas negociarem suas dívidas de tributos federais.

O presidente da Câmara expressou o desejo de encerrar todos os projetos pendentes do ano anterior, destacando a importância de aproveitar o momento atual para avançar nas discussões sobre a pauta verde. Lira enfatizou que, após o combustível do futuro, o Paten encerrará o ciclo das prioridades estabelecidas na Câmara dos Deputados.

Essas declarações foram realizadas durante o evento promovido pela Esfera Brasil, no qual Lira participou ativamente, demostrando seu comprometimento com as discussões e decisões referentes à sustentabilidade ecológica e energética no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo