Comissões da Câmara aprovam convites para nove ministros participarem de audiências públicas para discutir planos para este ano

Na última semana, as comissões permanentes da Câmara dos Deputados retomaram suas atividades após a eleição dos novos presidentes, com um destaque para a aprovação de convites para nove ministros participarem de audiências públicas. Entre os convidados estão nomes como Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Camilo Santana, ministro da Educação; Luiz Marinho, ministro do Trabalho; Carlos Fávaro, ministro da Agricultura; e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Tanto deputados da base do governo quanto da oposição estão interessados em conhecer os planos dos ministérios para o ano em curso, além de ouvir um relato sobre o primeiro ano de trabalho do governo e conhecer as principais demandas de cada setor. Um dos temas que desperta interesse é o projeto que visa regulamentar a atuação de motoristas de aplicativos de transporte, como Uber, e sobre o qual o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se comprometeu a comentar durante sua participação na Câmara.

Segundo o deputado Capitão Alberto Neto, autor do requerimento sobre o projeto dos motoristas de aplicativo, a proposta é vista de forma negativa pois, na opinião do parlamentar, poderá gerar desemprego. De acordo com suas declarações, a taxação da Uber e dos trabalhadores afetará diretamente o setor, diminuindo a demanda pelo serviço e, por conseguinte, diminuindo o número de trabalhadores.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, também é aguardado na Câmara para discutir o novo Plano Nacional da Educação (PNE) que tem seu prazo de vencimento em junho. O deputado Pedro Uczai, responsável pelo requerimento para a presença do ministro, ressaltou a importância de avaliar as metas do plano atual e projetar as diretrizes para o novo plano nacional.

Assim, a Câmara dos Deputados se mostra ativa e preocupada em discutir temas relevantes para a sociedade brasileira, buscando esclarecer questões importantes como regulação de trabalho, plano nacional de educação e outras pautas relevantes para o desenvolvimento do país. A presença dos ministros nessas audiências públicas permitirá um debate democrático e transparente sobre as políticas e diretrizes adotadas pelo governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo