Parlamento brasileiro promove seminário sobre agendas ambientais no G20 para fortalecer desenvolvimento sustentável e diálogo internacional.

Na próxima terça-feira, dia 7 de maio de 2024, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados irá promover um importante seminário com o tema “O Parlamento Brasileiro e as Agendas Ambientais no G20”. O objetivo do encontro é fortalecer as agendas de desenvolvimento sustentável, em um momento crucial em que as maiores economias do mundo se reúnem no G20 para discutir cooperação econômica internacional.

A iniciativa para a realização do seminário partiu da deputada Talíria Petrone, do Psol-RJ, que busca incentivar o diálogo e a atuação dos parlamentares brasileiros nas áreas de clima e desenvolvimento sustentável. Além disso, o evento pretende fortalecer as agendas de clima e desenvolvimento sustentável no G20, com foco nas prioridades dos países e sociedades do Sul Global, e promover o diálogo entre a sociedade civil, o Legislativo e demais tomadores de decisão.

O seminário ocorrerá no plenário 3 e faz parte das iniciativas da presidência brasileira do G20, que definiu três prioridades principais para o ano de 2024: combater a fome, a pobreza e a desigualdade; promover o desenvolvimento sustentável nos pilares social, econômico e ambiental; e avançar na reforma da governança global. Talíria Petrone ressalta a importância da participação ativa não apenas do governo federal, mas também de representantes dos estados, dos municípios, da sociedade civil e dos demais poderes da República, destacando o papel crucial do Poder Legislativo nesse contexto.

Diante do lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, o seminário promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados se apresenta como uma oportunidade fundamental para discutir a posição do Brasil no cenário internacional em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. A expectativa é de que o evento contribua significativamente para a agenda ambiental do país no G20 e para o fortalecimento do diálogo entre os diversos atores envolvidos nesse processo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo