Aumento alarmante de 138% nas mortes por PMs em SP preocupa governador Tarcísio de Freitas, que anuncia investimentos em moradias e escolas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou preocupação com o aumento de 138% nas mortes por policiais militares em serviço no estado no primeiro trimestre do ano. Em um evento de anúncio de obras urbanas realizado na Prefeitura de Santos, no litoral paulista, Tarcísio comentou que a situação é alarmante e que a intenção não é ter mortes por intervenção policial.

De acordo com dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) divulgados no final de abril, foram registrados 179 casos nos primeiros três meses de 2024, em comparação com 75 no mesmo período do ano anterior. Esse aumento ocorreu durante a Operação Verão realizada pela PM no litoral paulista, que teve um total de 56 mortes entre dezembro de 2023 e abril de 2024.

Em relação às críticas de entidades de direitos humanos e da ONU sobre a atuação policial, o governador, que anteriormente havia declarado que não se importava com tais questionamentos, afirmou que não irá tolerar desvios de conduta e que os policiais envolvidos em excessos estão sendo rigorosamente punidos.

Durante o evento em Santos, Tarcísio também anunciou a construção de 60 moradias com urbanização no Dique da Vila Gilda, na zona noroeste da cidade. Além disso, foi mencionada a modernização do tráfego no entorno do viaduto Dr. Paulo Bonavides, no bairro Alemoa, com um investimento total de R$ 41 milhões em obras viárias e de moradia.

O governador também revelou que a zona noroeste de Santos receberá unidades da Etec (Escola Técnica Estadual) e Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado), com um custo estimado em R$ 40 milhões. A expectativa é de que as aulas para 1.200 novos alunos possam ter início em 2027, com obras assinadas conjuntamente pelo governador e pelo prefeito para formalizar os convênios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo