Comissão da Câmara aprova redução de alíquota de ICMS para micro e pequenas empresas em operações de substituição tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/23, que tem como objetivo reduzir a alíquota de ICMS das micro e pequenas empresas (MPE) nas operações de substituição tributária ou recolhimento antecipado de ICMS.

De acordo com o texto aprovado, a alíquota a ser aplicada será a mesma praticada pelo Simples Nacional, regime tributário diferenciado que beneficia as micro e pequenas empresas. Atualmente, as MPE pagam alíquotas mais altas em comparação com médias e grandes empresas nessas operações.

A substituição tributária é um mecanismo no qual os estados concentram a cobrança do imposto em um único contribuinte, que posteriormente recebe créditos junto ao fisco para abater em futuros tributos.

O relator do PLP 100/23, deputado Heitor Schuch, destacou a importância da medida para estabelecer um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, conforme determina a Constituição. Schuch ressaltou que a substituição tributária impõe custos elevados às MPE, o que justifica a necessidade de reforçar o arcabouço de proteção desse segmento econômico.

O projeto, proposto pelo deputado Jorge Goetten, busca alterar o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e agora seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser votado em plenário.

Essa iniciativa visa trazer benefícios e reduzir a carga tributária sobre as micro e pequenas empresas, estimulando o crescimento desses negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. A expectativa é que, com a aprovação do PLP 100/23, as MPE tenham mais condições de competir no mercado e se fortalecerem diante dos desafios enfrentados no cenário empresarial atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo