Novo aplicativo de celular para multar motoristas em São Paulo promete agilidade e integração aos sistemas de dados.

As autoridades policiais militares em São Paulo, atuando em parceria com o Detran (Departamento de Trânsito), estão prestes a lançar um novo aplicativo de celular que facilitará a aplicação de multas a motoristas que desrespeitarem as leis de trânsito no estado. A iniciativa vem como parte da transição gradual para eliminar o uso do tradicional talão de multas, um processo que teve início em 2020 e agora está sendo estendido para os agentes do Detran, que atualmente são policiais militares.

O novo aplicativo, que está em fase de homologação pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), promete trazer mais agilidade ao processo de multas, incluindo a etapa de recursos para os infratores. Com a integração do sistema digital aos bancos de dados estadual e nacional, os agentes terão acesso imediato a informações sobre veículos (como bloqueios, restrições e alertas de roubo) e condutores (dados da carteira de habilitação).

Anteriormente, o processo de multas em papel levava em média 15 dias, desde a autuação até a notificação do infrator. Com a implementação do sistema digital, as multas serão registradas na base de dados nacional no final do dia e o proprietário do veículo autuado será notificado em aproximadamente três dias. Além disso, os motoristas autuados terão a opção de pagar a multa com desconto de até 40% via Sistema de Notificação Eletrônica, apresentar recurso ou liberar o veículo apreendido.

O aplicativo também irá facilitar o recolhimento de veículos apreendidos, permitindo a identificação imediata do pátio de destino e a solicitação do guincho para remoção. Os condutores terão acesso às cópias do auto de infração e do comprovante de recolhimento e remoção do veículo no site do Detran-SP.

O processo de transição para o talonário eletrônico teve início em 2020 em um projeto-piloto na capital paulista e, em 2023, foi expandido para todo o estado por meio de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública. Com o novo sistema de autuações em tempo real, espera-se eliminar erros de preenchimento, falta ou repetição de informações, trazendo mais eficiência e transparência ao processo de aplicação de multas no trânsito paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo