Comissão de Segurança Pública aprova projeto que define critérios para conversão da prisão em flagrante em preventiva.

Na tarde desta terça-feira (12), a Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou um importante projeto de lei que visa estabelecer critérios mais claros para a conversão da prisão em flagrante em preventiva durante as audiências de custódia. De autoria do renomado senador Sergio Moro, do União-PR, o PL 10/2024 recebeu parecer favorável do experiente senador Hamilton Mourão, do Republicamos-RS, que destacou a necessidade de maior objetividade nas circunstâncias que fundamentam a prisão preventiva.

Para Mourão, as atuais justificativas para a decretação da prisão preventiva são genéricas e subjetivas, o que pode comprometer a eficácia do sistema judiciário. Com isso, o projeto de lei proposto por Moro surge como uma alternativa para tornar mais transparente e justa a decisão de converter uma prisão em flagrante em preventiva, contribuindo para uma maior segurança jurídica e respeito aos direitos dos cidadãos.

Após a aprovação na CSP, o PL 10/2024 seguirá agora para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será novamente analisado por outros parlamentares. A expectativa é de que a proposta seja debatida de forma ampla e democrática, buscando soluções que possam aprimorar o sistema de justiça criminal do país e garantir o respeito aos direitos individuais dos cidadãos.

A sociedade aguarda com expectativa a evolução do projeto de lei que visa reformar as audiências de custódia e estabelecer critérios mais claros para a conversão da prisão em flagrante em preventiva. A atuação dos senadores Sergio Moro e Hamilton Mourão evidencia o compromisso com uma justiça mais eficiente e justa, demonstrando a importância do debate e da busca por soluções que contribuam para o fortalecimento do Estado de Direito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo