Projeto de Lei propõe cursos sobre acessibilidade em condomínios para promover inclusão e igualdade de oportunidades

O Projeto de Lei 5449/23 está sendo analisado pela Câmara dos Deputados e tem como objetivo obrigar os administradores de condomínios residenciais e comerciais a oferecerem cursos sobre acessibilidade e inclusão para síndicos e moradores. A proposta, de autoria do deputado licenciado Junior Lourenço (MA), visa garantir que os participantes compreendam os direitos das pessoas com deficiência, conheçam as normas de acessibilidade aplicáveis e adquiram as habilidades necessárias para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades dentro dos condomínios.

Os cursos propostos pelo projeto deverão ser ministrados por profissionais especializados em inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, abordando aspectos da Lei Brasileira de Inclusão e características físicas e sensoriais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, o conteúdo dos cursos deve ser disponibilizado em formato acessível, de acordo com as necessidades dos participantes, podendo contar com intérpretes de libras, recursos visuais e outros meios de comunicação adequados.

Segundo a proposta, a não realização dos cursos pode acarretar advertência e multa aos administradores dos condomínios, podendo levar à suspensão da função de síndico e outras penalidades em caso de reincidência. A tramitação do projeto seguirá para análise pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Portanto, a medida proposta busca promover a conscientização e a capacitação dos gestores e moradores de condomínios para garantir a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, contribuindo para a criação de ambientes mais igualitários e acessíveis a todos. A expectativa é de que a proposta seja debatida de forma ampla e que as medidas previstas no projeto possam colaborar para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade.

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