INSS inicia mutirão de reabilitação profissional para segurados na fila: mais de 37 mil serão atendidos em seis superintendências.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou hoje uma semana de mutirão de reabilitação profissional em suas superintendências regionais. Com o objetivo de atender os segurados que estão na fila de espera para avaliação socioprofissional, o INSS disponibilizou um total de 4.773 vagas em todo o país.

Atualmente, 37 mil segurados aguardam avaliação nas seis superintendências regionais do INSS. Para o mutirão, foram distribuídas vagas em diferentes estados, sendo 580 em São Paulo, 1.530 em Minas Gerais, 88 no Rio de Janeiro, 630 em Santa Catarina, 1.265 em Pernambuco e 680 no Distrito Federal.

Após a avaliação inicial, os segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional serão atendidos por uma equipe multidisciplinar do INSS, composta por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

O serviço de reabilitação profissional do INSS pode ocorrer por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo do segurado ou, em último caso, pela Justiça Federal. Durante o programa de reabilitação, os segurados continuam recebendo o benefício por incapacidade temporária.

Em comunicado, o INSS ressaltou que o serviço de reabilitação profissional é um programa que envolve diversas etapas e profissionais especializados. O órgão destacou a importância dos acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para auxiliar no processo de recuperação dos beneficiários.

Diante da complexidade do processo de reabilitação, o INSS está empenhado em oferecer um acompanhamento completo aos segurados que necessitam de reabilitação profissional, visando seu retorno ao mercado de trabalho em condições compatíveis com suas capacidades. A aposentadoria por invalidez é uma alternativa em casos em que a reabilitação não é possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo