Clube de Leitura do CCBB RJ abre temporada de debates com foco na literatura negra feminina brasileira.

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) está se preparando para iniciar suas atividades anuais do Clube de Leitura, que terá início no próximo dia 13 no Salão de Leitura da Biblioteca. O tema escolhido para o primeiro encontro do clube é a literatura negra feminina no Brasil, em homenagem ao mês da mulher. A curadora do clube, Suzana Vargas, destacou que a questão central que será discutida é se a literatura tem gênero e cor, um tema relevante e urgente nos dias atuais.

Neste encontro de abertura, as convidadas especiais serão as escritoras Marilene Felinto, autora de “As Mulheres de Tijucopapo”, e Eliana Alves Cruz, com o livro “O Crime do Cais do Valongo”. A poeta e filósofa Viviane Mosé também participará do debate. Os livros discutidos foram escolhidos por votação popular entre os participantes, demonstrando o interesse do público.

Marilene Felinto, pernambucana e jornalista, tem em sua obra um reconhecimento duradouro, enquanto Eliana Alves Cruz recebeu o Prêmio Jabuti de contos. Ambas trazem em suas narrativas questões importantes da história e cultura brasileira, abordando temas como feminismo e negritude.

O clube terá ao todo dez encontros este ano, com temas já definidos até o mês de julho. Em abril, o foco será nos caminhos e descaminhos indígenas, trazendo Eliane Potiguara e Eliane Brum como convidadas. Maio será dedicado ao escritor Lima Barreto, com a participação de Lilia Schwarcz e Beatriz Resende. Junho abordará a escritora Clarice Lispector, com a presença do cineasta Luiz Fernando Carvalho e da biógrafa Nádia Gotlib. Em julho, o tema será “As 7 Cores da Palavra, Literatura e Diversidade”, com a presença de Guilherme Terreri Lima Pereira e Tom Grito.

No ano passado, o Clube de Leitura recebeu diversos escritores renomados e contou com a participação de mais de 1.200 pessoas. Com uma programação diversificada e relevante, o clube continua a ser um espaço de reflexão e debate sobre a produção literária brasileira contemporânea.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo