Governador de SP será denunciado à ONU por violência policial na Baixada Santista: Conectas e Comissão Arns apresentam queixa em Genebra.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está enfrentando uma denúncia séria que o levará ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). A denúncia se refere à escalada da violência policial na Baixada Santista, no litoral paulista, e está sendo feita pela Conectas Direitos Humanos e pela Comissão Arns em uma reunião do colegiado em Genebra, na Suíça.

Segundo o documento obtido pela coluna, Tarcísio será citado como responsável por promover uma das operações mais letais da história do estado, a Operação Escudo. Há relatos de execuções sumárias, tortura, prisões forjadas e outras violações de direitos humanos. Além disso, a falta deliberada de uso de câmeras corporais tem agravado a situação.

Apesar de o Governo de São Paulo já ter sido denunciado anteriormente às Nações Unidas por causa da atuação policial no litoral, esta é a primeira vez que o governador Tarcísio de Freitas é diretamente implicado em uma denúncia junto ao órgão internacional. A gestão estadual afirmou, em nota, que está comprometida com a proteção da população e com a aplicação correta das leis vigentes.

A Operação Verão, que sucedeu a Operação Escudo na Baixada Santista, já deixou ao menos 39 mortos, sendo considerada uma das mais letais. A ofensiva foi iniciada após a morte de um soldado da Rota e tem sido marcada por ações semelhantes às da Operação Escudo, ocorrendo principalmente nas periferias das cidades litorâneas.

A Conectas e a Comissão Arns planejam solicitar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que provoque o Estado brasileiro a adotar medidas de controle da violência policial em São Paulo, recomendando o uso sistemático de câmeras corporais e a investigação independente e responsabilização dos agentes públicos envolvidos em abusos e execuções sumárias.

Enquanto isso, o ministro da Defesa, José Múcio, e sua esposa, Vera Brennand, prestigiaram o concerto “Sinfonia na Paulista” apresentado pela Bachiana Filarmônica Sesi-SP no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, na noite de quarta-feira (6). Diversas personalidades estiveram presentes, tornando a noite uma verdadeira gala musical.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo