CNJ afasta juiz acusado de agredir esposa durante discussão em Araçatuba, SP; decisão segue durante apuração da conduta.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, de forma unânime, afastar o juiz José Daniel Dinis Gonçalves de suas funções na Vara de Fazenda Pública de Araçatuba, em São Paulo. A decisão foi tomada em uma sessão que ocorreu na última terça-feira (5) e ocorre após o magistrado ser acusado de agredir sua então esposa durante uma discussão.

Os relatos apontam que em dezembro de 2021, durante uma discussão, o juiz teria agredido a mulher, chegando a empurrá-la, fazendo com que ela batesse o corpo em um móvel e caísse no chão, sofrendo lesões que a levaram a ficar internada por mais de trinta dias. Enquanto isso, o magistrado, supostamente, saiu apenas com arranhões.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, ressaltou a gravidade do episódio e defendeu uma apuração rigorosa do caso para evitar qualquer comprometimento da imagem do Poder Judiciário. Salomão enfatizou a importância de se evitar novas condutas dessa natureza, destacando que a situação exige uma análise meticulosa para determinar a penalidade adequada.

Durante a proclamação do resultado, o presidente do CNJ, ministro Luis Roberto Barroso, ressaltou a importância do protocolo para julgamentos com perspectiva de gênero, que busca considerar as especificidades dos envolvidos para evitar preconceitos e discriminação com base em gênero ou outras características.

Os depoimentos da vítima e do agressor foram conflitantes, e a briga do casal não teve testemunhas. Nesse cenário, o protocolo do CNJ orienta que a perspectiva da vítima deve ser valorizada. Barroso argumentou que a omissão de socorro durante o ocorrido reforça a inadequação da conduta do juiz José Daniel Dinis Gonçalves.

Dessa forma, o magistrado seguirá afastado de suas funções enquanto a conduta é apurada, segundo decisão do CNJ, que busca garantir a transparência e o respeito à integridade das vítimas em casos de violência doméstica.

Por: André Rigue

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo