Unipar eleva nota em Mudanças Climáticas e mantém conceito em Recursos Hídricos no ranking global da CDP Insight Action 2023

Unipar eleva sua nota no CDP Insight Action 2023

A Unipar, empresa líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, teve sua nota elevada de C para B no tema Mudanças Climáticas 2023 do CDP Insight Action. Esta organização sem fins lucrativos é uma referência global na divulgação e acompanhamento de informações sobre mudanças climáticas, gestão hídrica e florestas.

Um dos principais compromissos assumidos pela Unipar é a redução de suas emissões de CO2 em 10% até 2025 e em 30% até 2030, visando atingir o net zero até 2050. Além disso, a companhia possui a meta de reduzir em 15% a intensidade do uso de água até 2030, com 15% de reuso. Todos esses compromissos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para alcançar tais metas, a Unipar está investindo em projetos de autoprodução de energia solar e eólica. Em parceria com a AES Brasil, a empresa está desenvolvendo projetos de energia renovável nos parques de Tucano (BA), Cajuína (RN) e em um parque solar em Minas Gerais. Essas iniciativas resultarão em uma capacidade instalada de 485 MW de energia elétrica, sendo que 149 mw médios serão destinados ao consumo interno da Unipar.

Além disso, a empresa está realizando projetos de inovação tecnológica, como a expansão da fábrica de Santo André, que terá impactos positivos na redução do uso de energia, de gás natural, e na diminuição do consumo de água de resfriamento. Outro projeto importante é a substituição das tecnologias de mercúrio e diafragma por membrana na unidade de Cubatão (SP), o que contribuirá significativamente para a redução das emissões de CO2.

O CDP Insight Action é uma importante ferramenta que contribui para a divulgação de informações sobre sustentabilidade e a tomada de decisões de investimento em uma economia carbono zero, sustentável e resiliente. Em 2023, o questionário do CDP recebeu a participação recorde de 23 mil empresas respondentes, e mais de 740 instituições financeiras com mais de US$ 136 trilhões em ativos. A avaliação das empresas é feita com base em critérios como a abrangência da divulgação, a gestão de riscos ambientais e a definição de metas ambiciosas.

Portanto, a Unipar está demonstrando um compromisso sólido com a sustentabilidade e a redução de emissões, contribuindo para um futuro mais verde e resiliente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo