SÃO PAULO – Portal “Dengue 100 Dúvidas” é lançado pelo Governo de SP para combater arboviroses e desmitificar fake news sobre doenças transmitidas pelo Aedes.

A partir desta segunda-feira (26), os cidadãos terão um novo aliado no combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela propagação da dengue e outras enfermidades. O Governo do Estado de São Paulo lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como parte integrante das ações do Comitê de Operações de Emergências (COE) no estado.

O site apresenta as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya, disponíveis para acesso nos principais mecanismos de busca da internet. Esta plataforma surge como um importante recurso para desmentir notícias falsas que circulam nas redes sociais e para orientar a população sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor das doenças. O endereço para acesso é www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da SES-SP, ressalta a importância da informação no enfrentamento ao mosquito, destacando a relevância de concentrar as principais dúvidas da população sobre o tema em um único local. Questões como prevenção, transmissão, cuidados e diferenças entre as doenças são abordadas de forma detalhada e confiável no site “Dengue 100 Dúvidas”.

Um dos tópicos de destaque abordados é sobre a questão dos medicamentos para quem foi infectado pela dengue, alertando sobre a ingestão de ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não hormonais ou corticoides, que podem agravar os sintomas da doença. O site fornece informações essenciais para aqueles que buscam orientações confiáveis sobre as arboviroses urbanas.

Além do lançamento do site, o COE anunciou diversas medidas preventivas para combater as doenças transmitidas pelo Aedes no estado. Uma delas foi a antecipação de R$ 205 milhões do IGM SUS Paulista para suporte às ações de combate à dengue em todos os municípios paulistas. Outras ações incluem o lançamento do Painel de Monitoramento da Dengue, a ampliação de unidades sentinelas e a disponibilização de equipamentos de nebulização para os municípios, além de capacitações para profissionais de saúde e agentes municipais.

Essas iniciativas fazem parte do Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, elaborado em colaboração com os diversos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo. O Estado reforça seu compromisso com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e disponibiliza ferramentas como o site “Dengue 100 Dúvidas” para informar e engajar a população nessa luta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo