Comissão de Juristas do Senado recebe ministro da Suprema Corte Argentina para debater princípios do Código Civil brasileiro.

A Comissão de Juristas constituída pelo Senado para a elaboração de uma proposta de atualização do Código Civil brasileiro realizou uma importante audiência na última segunda-feira (26). O ministro da Suprema Corte Argentina, Ricardo Lorenzetti, foi convidado a prestar esclarecimentos e compartilhar sua visão sobre o tema.

Durante a sessão, Lorenzetti destacou a importância dos princípios da interpretação favorável ao consumidor e da proteção ao meio ambiente como diretrizes essenciais para as decisões do Judiciário. Ele ressaltou a necessidade de reconhecimento dos bens coletivos e a garantia de que os interesses da sociedade sejam preservados.

A presença do ministro argentino trouxe uma contribuição significativa para os trabalhos da Comissão de Juristas. Sua experiência e conhecimento aprofundado sobre questões jurídicas foram fundamentais para enriquecer o debate e auxiliar no processo de atualização do Código Civil brasileiro.

Ao longo da audiência, foram discutidos diversos aspectos relacionados à aplicação da lei e à proteção dos direitos dos consumidores. Lorenzetti enfatizou a importância de garantir a equidade nas relações de consumo e a necessidade de fortalecer mecanismos de defesa para os cidadãos.

A participação do ministro da Suprema Corte Argentina foi bem recebida pelos membros da Comissão de Juristas, que demonstraram interesse em incorporar suas sugestões e contribuições no processo de elaboração da proposta de atualização do Código Civil. A audiência foi marcada por um clima de cooperação e troca de experiências, evidenciando a importância do diálogo internacional para o aprimoramento do sistema jurídico brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo