SÃO PAULO – Queda nos óbitos de pedestres em SP, mas aumento de mortes no trânsito preocupa autoridades e gera investimento em tecnologia.

Números divulgados pelo Infosiga SP revelam mudanças significativas na segurança viária do estado de São Paulo. De acordo com o sistema, houve uma queda de 16% nos óbitos de pedestres em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2023. Essa redução representa uma melhora na segurança para os cidadãos que circulam a pé pelas ruas paulistas.

No entanto, os dados também mostram um aumento de 2% nos acidentes sem óbitos em todo o estado, com 13.585 sinistros registrados no último mês. Além disso, as estatísticas gerais de óbitos no trânsito apresentaram crescimento de 13,7%, com 424 mortes em janeiro de 2024.

O levantamento também revela um aumento significativo nos óbitos envolvendo carros, motos e bicicletas. Os acidentes fatais com automóveis tiveram um crescimento de 17%, passando de 100 mortes em janeiro de 2023 para 117 em 2024. Já as bicicletas registraram um aumento de 33,3%, com 28 mortes no último mês comparado a 21 no mesmo período do ano anterior. No caso das motocicletas, o aumento foi de 24,3%, com 169 óbitos em janeiro deste ano contra 136 em 2023.

Diante desses números, o Governo de São Paulo, por meio do Detran-SP, está promovendo a reestruturação do Infosiga. Um novo Observatório Estadual de Trânsito está sendo estruturado, visando a análise qualitativa dos dados e a identificação de ações preventivas eficientes. Para isso, está previsto um investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial.

Com a base de dados mais completa, será possível realizar o cruzamento de informações sobre condutores habilitados e veículos registrados no estado, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas. Essas informações serão utilizadas para a geração de dados visando a adoção de políticas públicas voltadas à segurança viária.

Além disso, o governo está focado em conscientizar a população sobre a importância das leis de trânsito e a preservação da vida. A última campanha do Detran-SP, veiculada durante o Carnaval 2024, teve como tema o respeito à vida, às leis de trânsito e ao uso do cinto de segurança.

O programa Respeito à Vida, responsável por gerir o Infosiga, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para promover a redução de acidentes de trânsito. Só em 2023, foram investidos mais de R$ 302 milhões em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas. O programa também mobiliza a sociedade em torno de temáticas relacionadas à preservação de vidas no trânsito, por meio de parcerias com empresas e entidades do terceiro setor.

Diante desses dados, o Detran-SP reforça seu compromisso em prevenir sinistros e preservar vidas, buscando promover um trânsito mais seguro e harmonioso em todo o estado de São Paulo. Com a implementação gradual da transformação digital, o Departamento de Trânsito busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo