Senado debate obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos a partir de 2025

Senado discute obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 em crianças

Na próxima segunda-feira (26), às 9h, o Plenário do Senado irá debater a obrigatoriedade da aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos a partir de 2025. O anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que a imunização contra o coronavírus será incorporada ao calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI) gerou discussões e levou o senador Eduardo Girão, líder do Novo, a apresentar um requerimento para a realização da sessão de debate temático.

O pedido, subscrito pelo líder do PL, senador Carlos Portinho, pelo líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, pela líder do PP, senadora Tereza Cristina, e pelo líder do PSDB, senador Izalci Lucas, foi aprovado pelo Plenário. Girão ressalta a importância de um amplo debate acerca da vacinação infantil, além da necessidade de esclarecimentos sobre os riscos e possíveis danos, que muitas vezes ainda são desconhecidos.

Dentre os convidados para o debate está a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros profissionais da área, como médicos, farmacêuticos, virologistas e pesquisadores. O objetivo é discutir todos os aspectos relacionados à aplicação da vacina em crianças, considerando os dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde, que apontam para uma adesão parcial à vacinação infantil. A primeira dose foi administrada em 3,7 milhões de crianças entre seis meses e quatro anos, mas apenas 769,3 mil completaram o esquema vacinal com as três doses necessárias.

Uma nota técnica emitida pela Fiocruz em janeiro deste ano destaca que, entre a população brasileira menor de 19 anos, as maiores taxas de mortalidade por Covid-19 são registradas entre os menores de um ano (4,3 mortes por 100 mil habitantes). Apesar disso, apenas 22,2% das crianças entre três e quatro anos foram vacinadas com duas doses anticovid. Esse panorama levanta a necessidade de um debate aprofundado sobre a eficácia e a segurança da vacinação em crianças.

Dessa forma, a sessão no Senado proporcionará uma oportunidade para que todos os envolvidos na área da saúde e da política possam discutir e trazer esclarecimentos sobre a aplicação da vacina em crianças, visando garantir a segurança e a eficácia desse processo tão importante para a proteção infantil contra a Covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo