SÃO PAULO – Roubos e furtos de celulares em São Paulo têm queda de 11,9% no ano de 2023, revela Secretaria da Segurança Pública.

Os números de roubos e furtos de celulares nos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo apresentaram queda ao longo de 2023. A avenida Paulista, por exemplo, teve uma redução de 26% no total de delitos, o que representa uma diminuição de 5,1 mil assaltos para 3,8 mil no ano passado. A polícia militar atribui esse resultado ao reforço no policiamento ostensivo, que foi ampliado na região.

A presença policial foi intensificada nos dias e horários de maior incidência criminal, com o apoio dos batalhões territoriais e batalhões especiais, como o 1º Batalhão de Choque com as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que esse resultado é fruto de um trabalho integrado entre as polícias, com atuação preventiva e ostensiva da Polícia Militar e ampliação das investigações contra os criminosos.

Além da avenida Paulista, outras áreas importantes da cidade também tiveram retração nos crimes. As Ruas Augusta e da Consolação fecharam 2023 com queda de 7,6% e 8,9% nos roubos e furtos de celulares, respectivamente. Desde agosto, mais de 350 policiais militares foram deslocados para 35 pontos da região para aumentar a segurança por meio da Atividade Delegada, convênio celebrado entre a prefeitura e o governo estadual.

A Praça da Luz, que já foi alvo de quadrilhas no passado, registrou uma queda de 59% nos delitos relacionados a roubos e furtos de celulares. Na Praça da República, os números também mostraram uma diminuição de 29,5% nesses crimes.

No entanto, a redução não se limitou apenas aos pontos turísticos da cidade. Ao longo de 2023, houve uma diminuição de 11,9% nos roubos e furtos de celulares em toda a cidade de São Paulo. Foram registrados 179 mil crimes desse tipo, contra 203 mil em 2022.

O trabalho preventivo e as investigações rigorosas da Polícia Civil contribuíram para desmantelar quadrilhas e identificar receptadores que atuam principalmente no centro da capital. No estado inteiro, a redução nos delitos também foi significativa, com 296 mil ocorrências registradas em 2023, o que representa 12,4% a menos em relação a 2022.

O secretário Guilherme Derrite enfatizou a importância de continuar combatendo essas quadrilhas e manter os esforços para garantir a segurança dos cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo