Matrículas em escolas privadas no Brasil reverteram tendência de queda observada durante a pandemia e expandiram 4,7% em 2023

O Censo Escolar de 2023 apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, revelou uma reviravolta no cenário educacional brasileiro. Após um período de queda de matrículas nas escolas privadas durante a pandemia, a rede particular registrou um aumento de 4,7% em comparação com o ano anterior, retornando aos níveis de 2019 pré-pandemia.

Os dados mostraram melhorias significativas nas matrículas de ensino técnico, tempo integral e educação infantil, marcando o primeiro ano do governo Lula (PT). O número total de matrículas em toda a educação básica, da creche ao ensino médio, foi de 47.304.632, mantendo-se estável em relação ao ano anterior. A rede pública concentra 80% do total de estudantes no país, com 37.881.305 matrículas.

Por outro lado, as matrículas na rede privada passaram de 9 milhões em 2022 para 9,4 milhões no ano passado, após um período de perdas durante a pandemia. O fechamento das escolas devido às restrições de circulação resultou em uma queda no número de alunos matriculados, atingindo o nível mais baixo em 2021, com 8,1 milhões de alunos em todo o país.

Além disso, o Censo revelou que as matrículas em tempo integral alcançaram 21% no ano passado, representando um avanço em comparação com os anos anteriores. Esse crescimento foi uma das principais apostas na área da educação anunciadas pelo governo Lula em 2023, com a meta de atingir 25% das matrículas em tempo integral até 2024.

A evolução das matrículas em creche na rede pública e privada também foi destacada no Censo, após uma queda durante a pandemia. Tanto a rede privada quanto a pública demonstraram um crescimento significativo em comparação com os anos anteriores.

Além disso, o aumento das matrículas na pré-escola e no ensino técnico profissional foi considerado crucial pelo governo, que promete uma nova política para essa modalidade de ensino. Com 5,3 milhões de alunos matriculados na pré-escola em 2023 e 2.413.825 alunos no ensino técnico, o país está caminhando em direção à universalização do atendimento educacional, conforme previsto na Constituição.

Os dados positivos do Censo Escolar de 2023 refletem a recuperação do setor educacional no Brasil, dando esperanças para o futuro da educação no país. O governo se compromete a continuar investindo e incentivando o crescimento e a melhoria da qualidade de ensino em todas as etapas da educação brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo