Projeto de Lei propõe aumento de pena para crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, afirma deputado Matheus Laiola.

O deputado Delegado Matheus Laiola, do partido União-PR, apresentou o Projeto de Lei 21/24, que propõe aumentar a punição para o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável com o objetivo de obter vantagem financeira. De acordo com a proposta, a pena atual de reclusão, que varia de 4 a 10 anos mais multa, seria elevada para 5 a 12 anos mais multa.

Laiola justifica a necessidade de tornar a pena mais rígida afirmando que a sociedade clama por uma punição mais severa para aqueles que cometem crimes sexuais contra os vulneráveis. Ele argumenta que o atual Código Penal dedicou um capítulo inteiro para tipificar os crimes sexuais contra vulneráveis, mas alega que os preceitos estabelecidos não atendem mais aos anseios da sociedade.

O projeto tramita na Câmara dos Deputados e seguirá para a análise inicial da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para então seguir para votação no Plenário da Câmara.

A proposta de aumento da punição para o crime de exploração sexual de vulneráveis é de extrema importância diante do grave cenário de violação dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. A proteção dos vulneráveis e a punição adequada para os criminosos são temas urgentes e sensíveis que demandam a atenção e o empenho das autoridades legislativas.

Casos de exploração sexual de crianças e adolescentes são recorrentes no país, e a punição mais rigorosa para os agressores pode servir como um importante instrumento de prevenção e combate a esse tipo de crime. A sociedade brasileira tem clamado por justiça e por medidas efetivas de proteção aos mais vulneráveis, e a proposta do deputado Laiola visa atender a esses anseios.

Diante da relevância do tema, o Projeto de Lei 21/24 certamente será alvo de debates intensos e análises cuidadosas por parte dos parlamentares. A expectativa é de que a proposta receba a devida atenção e seja avaliada com seriedade e compromisso com a segurança e a proteção das crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo