SÃO PAULO – CDHU entrega mais 240 moradias em Heliópolis, a segunda maior comunidade da América Latina

Na última sexta-feira, 16, Heliópolis, a segunda maior comunidade da América Latina, recebeu mais um empreendimento financiado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo viabilizou a entrega de 240 moradias do Conjunto Habitacional Sacomã I, localizado na zona sul da capital paulista.

O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes estiveram presentes na cerimônia de entrega das moradias, que também contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, dirigentes da CDHU, autoridades estaduais e municipais, deputados, vereadores e as famílias beneficiadas.

O investimento realizado pela CDHU, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, foi de R$ 216,2 milhões, que resultou na construção dos empreendimentos Sacomã I, incluindo 200 unidades do condomínio Sacomã H, entregues em 2014. O empreendimento foi projetado por Ruy Ohtake, um dos mais influentes arquitetos brasileiros, apresentando um novo conceito de moradia popular com mais conforto entre os ambientes.

O Conjunto Habitacional Sacomã I é composto por cinco condomínios com oito prédios cada, totalizando 1,2 mil apartamentos. Além das 240 famílias atendidas na última sexta-feira, outras 840 já receberam moradias no local e 120 aguardam a conclusão dos imóveis. Cada prédio possui oito andares com apartamentos de 49,29 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

As famílias que receberam as moradias assinaram contrato de financiamento habitacional com a CDHU, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos, permitindo que as parcelas não ultrapassem 20% dos rendimentos mensais. O secretário Marcelo Branco ressaltou que o Governo do Estado tem mais de 25 mil unidades habitacionais em obras na cidade de São Paulo, em parceria com a prefeitura, e mais de 106 mil moradias em construção em todo o estado.

Sendo assim, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo tem gerado um esforço gigantesco para fazer o maior programa habitacional de todos os tempos, ampliando a oferta de moradias dignas para a população de Heliópolis e de outras regiões carentes da capital paulista. Assim, a entrega das 240 moradias do Conjunto Habitacional Sacomã I representa mais um passo importante para o enfrentamento do déficit habitacional e para a promoção da qualidade de vida dos moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo